sexta-feira, 8 de abril de 2011

Editorial

Não entendeu nada?

É a linguagem do Grupo Desportivo Interclube na era da informática

A Internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez, a comunicação de muitos para muitos em tempo escolhido e a uma escala global. A utilização da Internet como sistema de comunicação e como forma organizacional teve a sua explosão nos últimos anos do segundo milénio. Em finais de 1995, o primeiro ano de utilização generalizada da world wide web, havia cerca de 16 milhões de utilizadores das redes de comunicação informática em todo o mundo. No início de 2001, havia mais de 400 milhões, as previsões mais fiáveis apontam para 1.000 milhões de utilizadores em 2005 e é provável que, até 2010 rondemos o número de 2.000 milhões.

Actualmente, as principais actividades económicas, sociais politicas culturais e mesmo desportivas de todo o planeta estão a estruturar-se através da Internet.

Como também todos sabemos a Internet tem enormes vantagens como ferramenta organizativa, graças à sua flexibilidade e adaptabilidade, características fundamentais para sobreviver e prosperar num contexto de mudança permanente.

Nos dias de hoje não se pode pensar em comunicação, em desenvolvimento, em colectividade, sem pensar em Internet.

Há quem defenda que actualmente a introdução de tecnologias de informação e comunicação de base informática, e em especial da Internet, resulta numa comunicação, sem precedentes, de flexibilidade e eficácia na realização de tarefas, tomadas de decisões coordenadas e de execução descentralizada, de expressão individualizada e comunicação global e horizontal. O que permite o desenvolvimento de uma forma organizacional superior da actividade humana. Por isso a importância que a lógica hierárquica deverá ser substituída por uma múltipla e intensa comunicação na horizontal, favorecendo sim estratégias de colaboração. A organização deve ser dividida em pequenas unidades com personalidade própria e tarefas bem definidas num sistema horizontal e não vertical, favorecendo o trabalho em equipa (inter-áreas ou inter departamentos)

Sabendo disso o Grupo Desportivo Interclube vai estar conectado uma nova linguagem colocando assim o atleta, o encarregado educação, o adepto o simpatizante, o simples amante do desporto e o associado nesse novo universo de informação, entretenimento e lazer.

O Blog do GDI vai abrir as portas do Clube, para o navegante, fornecendo informações sobre as diversas actividades desportivas, formativas, recreativas e de lazer.

Saudosistas e novas gerações, podem lembrar ou aprender tudo sobre as várias modalidades do Grupo Desportivo Interclube. Um histórico variado pode ser encontrado no nosso blog, que também trará as últimas informações dos Séniores e de Formação com actualizações diárias.

Um email onde  atletas e associados poderão fazer sugestões ou perguntas sobre a actividade dos vários departamentos.

Com o Blog do GDI, todos poderão acompanhar cada passo das várias equipas do GDI. Os atletas os treinadores, os directores de cada uma das equipas, estarão no Blog com as suas fichas técnicas e pessoais, com fotos para que o adepto ou associado possa conhecer bem os seus futuros ídolos.

Poderá saber também tudo sobre a participação das várias equipas nos diversos campeonatos em que participam, seguindo a classificação, os marcadores e também como andam os treinos, acompanhando a programação semanal.

Vai estar também ligado com links de várias entidades de desporto, e irá conter vários trabalhos nas áreas do treino, da gestão, da medicina desportiva, entre outras.

Deseja-se que alem de permitir saber tudo do GDI possa também ser um Blog de referência na área da formação para todos os estudantes da área de desporto.

Outras novidades terão o nosso Blog, mas… vamos esperar pelo seu desenvolvimento.


GDI